Notícias

Projeto da Faculdade Serra Dourada de Lorena, SP prepara jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho

Foto: Isabella Abreu

Um projeto realizado pela Faculdade Serra Dourada de Lorena tem ajudado alunos de escolas públicas da cidade a se prepararem para o mercado de trabalho atual e os incentivados a desenvolverem uma perspectiva de vida positiva por meio dos estudos.

O “Construindo o Amanhã – Capacitando jovens para o futuro do trabalho” teve início no mês de outubro e finalizou seu primeiro módulo no final de novembro, com a participação de 32 estudantes.

O projeto piloto é desenvolvido em parceria com a instituição Obra Social Salesiano São Luís e, nesta primeira etapa, contou com encontros semanais na instituição de ensino superior mantida pela Trivento Educação para que cada um dos participantes construísse seu próprio projeto de vida.

De acordo com André Ribeiro, coordenador do projeto, foi uma oportunidade de eles enxergarem quem são, o que têm hoje em mãos e quais habilidades precisam desenvolver para um futuro com mais possibilidades.

“São jovens de classes sociais menos favorecidas que, muitas vezes, não conseguem, por si só, enxergarem as maneiras de alcançar um futuro mais promissor, com uma profissão, uma carreira e, poderem, assim, transformar a vida deles e das suas famílias”, explica.

Segundo Ribeiro, os resultados deste primeiro módulo foram bastante positivos.

“Muitos deles já conseguiram ver como o ensino superior pode mudar a história deles e de que forma podem alcançar este objetivo que, para muitos, até então, era bastante distante”, comenta.

No próximo ano, o projeto pretende fazer com que estes alunos participantes vivenciem na prática algumas áreas de conhecimento, como a Saúde, Gastronomia, Direito e Cultura Maker.

“Nesta segunda etapa, o objetivo é levar esses estudantes a seguirem algumas trilhas do conhecimento para que se identifiquem com alguma das áreas que serão vivenciadas. No último módulo, serão ensinados conteúdos de empreendedorismo, que é um ponto essencial da cultura da Trivento Educação. Acreditamos que o empreendedorismo pode ser aprendido e pode transformar a história de muitas pessoas, por isso, é incentivado”, diz.

Ainda conforme o coordenador do projeto, o “Construindo o Amanhã” é um dos exemplos de como as instituições de ensino mantidas pela Trivento retornam para as comunidades onde estão inseridas aquilo que é ensinado e aprendido nas salas de aula.

“Temos o compromisso de fazer a diferença nessas comunidades e os projetos, além de serem uma ótima oportunidade para nossos alunos vivenciarem na prática aquilo que aprendem em sala de aula, trazem diversos benefícios para a população”, finaliza.

Fotos: Isabella Abreu

Por Rarison Trindade | Ascom