Notícias

Pesquisa: 30% dos bares e restaurantes do RJ trabalham em prejuízo no ínicio de 2024

Foto de divulgação

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ) anuncia os resultados de sua mais recente pesquisa realizada com empresários do setor, no Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, 30% dos bares e restaurantes do estado registraram prejuízo no início do ano, marcando uma diminuição de 10% em relação a dezembro. O dado sinaliza uma tendência de recuperação para o setor, apesar dos desafios econômicos persistentes.

Além disso, a pesquisa mostrou que 33% das empresas operaram em estabilidade financeira, enquanto 37% conseguiram obter lucro, no período. No entanto, 61% dos estabelecimentos tiveram um desempenho inferior em janeiro comparado a dezembro, indicando que ainda há margem para recuperação do segmento.

Os resultados do Carnaval de 2024 também foram analisados, com 33% das empresas que estiveram abertas reportando um aumento no faturamento em relação ao ano anterior. No entanto, 11% mantiveram o mesmo desempenho de 2023 e 39% viram uma redução nos lucros.

Em termos de ajuste de preços frente à inflação, 47% dos bares e restaurantes não conseguiram aumentar seus preços nos últimos 12 meses. Destes, 44% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação e apenas 9% conseguiram aumentar preços acima da inflação.

Endividamento segue como grande desafio

O endividamento continua sendo um problema significativo, com 41% das empresas reportando dívidas em atraso. A maioria dessas dívidas consiste em impostos federais (66%) e estaduais (38%), além de empréstimos bancários (32%), encargos trabalhistas e previdenciários (32%), serviços públicos (19%), taxas municipais (28%), fornecedores de insumos (31%) e aluguéis atrasados (44%).

Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ, comentou sobre os resultados: “Os números mostram uma melhoria gradual, embora ainda enfrentemos obstáculos significativos. A luta contra a inflação e o endividamento ainda é uma realidade para muitos. Estamos trabalhando incansavelmente para apoiar o setor que mais emprega no Estado, buscando soluções inovadoras e advogando por políticas que ajudem a aliviar essas pressões financeiras”.

Para mais informações, acesse o site da Abrasel RJ.

Por Pedro Franco | Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ)