Na última semana, representantes de Pindamonhangaba estiveram presentes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para uma reunião com a Coordenadoria Estadual de Juventude. O encontro teve como pauta a agenda de trabalhos e o fortalecimento do Parlamento Jovem, iniciativa que busca ampliar a participação da juventude na política.
Entre os participantes, estavam a diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, e os recém-eleitos membros do Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) de Pindamonhangaba: Guilherme Cursino, Ana Laura Bustamante, João França e Luciano Silva. O grupo tem atuado ativamente para inserir os jovens no debate sobre políticas públicas.
Nos últimos anos, Pindamonhangaba tem se destacado no cenário estadual pelo seu empenho em promover a participação juvenil. Em reconhecimento a essas ações, o município recebeu, no ano passado, a certificação de “Município Amigo da Juventude”, reforçando seu compromisso com a inclusão e a representatividade dos jovens.
Para Cidinha Pedroso, o envolvimento do COMJUV é essencial para fortalecer o protagonismo juvenil. “A efetiva participação dos membros do Conselho da Juventude, enquanto órgão de representação da sociedade civil e do poder público, reafirma o compromisso da gestão do executivo municipal com a pauta da juventude. Vamos, com certeza, convocar a participação do legislativo para fortalecer esse protagonismo”, destacou.
Segundo o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, “a juventude do nosso município tem sido referência nas ações do estado de São Paulo, sendo chamada para participar, junto ao estado, da implantação das propostas para os jovens”, disse.
O encontro na Alesp ressaltou a importância da criação do Parlamento Jovem nos municípios e da colaboração entre os poderes executivo e legislativo para impulsionar essa iniciativa. Com essa mobilização, o município segue avançando na implementação de políticas públicas voltadas à juventude, reforçando seu papel como referência na promoção da participação cidadã.
“A pauta da juventude é um compromisso da gestão Ricardo Piorino para garantir a inclusão e a participação dos jovens nas políticas públicas municipais. Certamente, a atuação e o protagonismo da juventude continuarão sendo fundamentais”, destacou o secretário.
Fotos: Divulgação | PMP