Skip to content

Cepatas de Pindamonhangaba, SP recebe visita de representante de Coari-AM em busca de referência para criação de abrigo de animais

Por Fernanda Munhoz

O Centro de Proteção e Atendimento aos Animais de Pindamonhangaba (Cepatas) recebeu, nesta segunda-feira (25), a visita de uma representante do município de Coari, no Amazonas, a senhora Alex Sandra. O encontro teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento do serviço que se tornou referência no Vale do Paraíba e em outras regiões do país.

Atualmente, Coari não possui estrutura voltada ao cuidado com animais, mas já demonstra interesse em mudar essa realidade. Segundo a visitante, o prefeito do município amazonense pretende implantar um abrigo e tem o Cepatas como modelo. Durante a visita, foram apresentadas as instalações e explicados os programas de castração e microchipagem realizados em Pindamonhangaba.

“A castração é hoje o principal foco das políticas públicas municipais voltadas ao bem-estar animal, pois contribui diretamente para o controle populacional e a redução do abandono. A microchipagem, por sua vez, garante a identificação dos animais, fortalecendo a responsabilidade dos tutores e a segurança em casos de perda ou maus-tratos”, explicou a diretora do Departamento de Saúde Animal, Andrea Louzada.

A experiência de Pindamonhangaba tem chamado atenção de outros municípios justamente pela combinação de ações de saúde pública e proteção animal. A troca de informações com cidades de diferentes regiões do país reforça o papel do Cepatas como centro de referência e evidência a importância do investimento em políticas contínuas de controle populacional, conscientização e cuidados com os animais.

Foto: Divulgação | PMP

Conteúdo Relacionado