Por Redação | Portal A Gazeta RM
Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular um grupo suspeito de fraudar contratos administrativos na Prefeitura de São José do Barreiro (SP). A ação incluiu buscas nas cidades de Areias e Bananal ambas no Vale Histórico.
De acordo com informações da Polícia Federal, o grupo teria celebrado contratos irregulares com o município, envolvendo o desvio de verbas públicas federais destinadas à administração local. As investigações, que já duraram dois anos, revelaram um esquema articulado por empresários do ramo da construção civil para desviar recursos públicos.
Os suspeitos utilizaram empresas de fachada, registradas em nome de particulares, para dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiários e burlar a fiscalização. Além disso, o grupo fazia uso de ‘fantasmas’ e recorria a depósitos bancários fracionados de funcionários.
Entre novembro de 2019 e maio de 2020, o pesquisador identificou 713 transferências bancárias que movimentaram cerca de R$ 2 milhões.
As apurações indicaram também que parte dos valores desviados foi destinada aos servidores públicos de outras cidades da região, ampliando o alcance do esquema do crime.
Outro ponto de destaque das investigações é a suspeita de que os valores desviados foram utilizados em campanhas eleitorais. Com base nessas evidências, o juízo da 250ª Zona Eleitoral de São Paulo expediu dois mandatos de busca e apreensão, que foram cumpridos durante a operação.
Caso as suspeitas sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude a licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral, além de outros possíveis.
A Polícia Federal segue apurando os detalhes do esquema e reforçando o compromisso de combater irregularidades relativas aos recursos públicos.
Foto: Divulgação/Polícia Federal