Por Ascom | PMTC
No sábado, 16 de novembro, Três Corações se consagrou campeã geral da Liga Brasileira de Xadrez (LBX) do Sul de Minas 2024. A competição foi realizada em Baependi, no Recanto da Mata Park Pousada, e reuniu 259 atletas de 29 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O município tricordiano participou da fase final com uma delegação de 26 enxadristas, sendo 22 atletas do Projeto de Xadrez Mentes Brilhantes, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. A competição, que teve início em janeiro de 2024 com oito etapas classificatórias, chegou à sua fase final com grandes resultados para a cidade. Três Corações somou 81 pontos e garantiu o título de campeã geral, superando Caxambu (72 pontos), Pouso Alegre (64 pontos) e Santa Rita do Sapucaí (62 pontos, quarto lugar). As quatro melhores equipes receberam medalhas e troféus.
Além do título de campeã, a cidade obteve 12 medalhas nesta última etapa, com um total de três ouros, três pratas e seis bronzes, demonstrando o excelente desempenho de seus enxadristas.
Premiações dos Atletas de Três Corações
Confira as premiações dos atletas tricordianos na última etapa da Liga Brasileira de Xadrez do Sul de Minas:
Pedro Lucas Luz Gomes (Mentes Brilhantes) – Prata, Sub-09 Masculino
Kenzo Henrique Rodrigues de Abreu (Mentes Brilhantes) – Ouro, Sub-11 Masculino
Rayan Gonçalves Nogueira (Mentes Brilhantes) – Bronze, Sub-11 Masculino
Anitta Teixeira Naves – Bronze, Sub-11 Feminino
Pedro Lucas Mariano Ferreira (Mentes Brilhantes) – Ouro, Sub-14 Masculino
Cecília Sanches Silva Gomes de Macedo – Bronze, Sub-14 Feminino; Bronze, Absoluto Feminino
Erik Francisco de Souza (Mentes Brilhantes) – Bronze, Sub-17 Masculino
Daniele Aparecida Silva Henrique (Mentes Brilhantes) – Prata, Adulto Feminino; Bronze, Rating Sub-2000 Feminino
Sgt Nataniel Júlio Pereira Mota (MLBX) – Ouro, Master Masculino; Prata, Absoluto Masculino
Projeto Mentes Brilhantes
O Projeto Mentes Brilhantes é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Três Corações, com a proposta de utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica nas escolas do município. Coordenado pelo professor Anderson Herculano, o projeto é realizado em parceria com a Unimed, Unicred, Associação Médica de Três Corações, Logos Papelaria, Clube Três Corações e a Escola de Natação Nado Livre. O projeto tem sido fundamental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e estratégicas dos alunos, contribuindo diretamente para o sucesso de Três Corações na Liga Brasileira de Xadrez do Sul de Minas.
A vitória de Três Corações na competição reforça a importância do xadrez como um meio de educação e desenvolvimento no município, além de evidenciar o talento e o potencial de seus enxadristas.
Foto: Prefeitura de Três Corações