DestaqueSul Fluminense

Hemonúcleo de Barra Mansa faz apelo por novas doações neste início de ano

Unidade destaca que todos os tipos sanguíneos estão com estoque abaixo do ideal

Neste início de ano, o Hemonúcleo de Barra Mansa está fazendo um apelo à população por novas doações para regularizar o estoque. A unidade informou que todos os tipos sanguíneos se encontram com estoques relativamente baixos, o que torna a realização dos atos voluntários ainda mais importante, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas. Atualmente o tipo sanguíneo O+ é o que mais recebe doações e o tipo O- é o mais procurado, já que é doador universal.

De acordo com a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, a procura para doações está muito baixa, o que afeta, por exemplo, o índice de uso na oncologia (tratamento de câncer), que teve um aumento. “É essencial que as pessoas se solidarizem e se conscientizem sobre como uma doação rápida pode salvar vidas. A colaboração dos munícipes para abastecer nossos centros de coleta é de suma importância. Além disso, estamos entrando em época de dengue.”, destacou.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para idosos, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Para menores de idade, somente mediante autorização de seus responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Em caso de tatuagem, é necessário aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo está localizado na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia, no Centro. As doações são captadas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h. O telefone para contato é (24) 3512-0788.

Fotos: Arquivo PMBM