Por Redação | Portal A Gazeta RM
Um homem identificado como Maicon Michael Capucho morreu na noite de sábado (4) após ser baleado em uma abordagem policial em uma trilha que dá acesso ao bairro Campos dos Ypês, na cidade de Lorena, interior de São Paulo.
Conforme relatos preliminares, Maicon retornava de uma igreja e decidiu cortar caminho por uma trilha conhecida na região. Durante a trajetória, ele encontrou policiais militares que realizaram buscas no local, em uma ação cujo objetivo ainda não foi esclarecido.
Os PMs teriam se assustados ao ver o homem no meio do mato, e ao notar um movimento brusco, atiraram contra Maicon.
Após ser atingido, Maicon foi socorrido por uma equipe de resgate que chegou rapidamente ao local. Ele foi encaminhado ao pronto-socorro da Santa Casa de Lorena, onde recebeu atendimento médico. Contudo, os danos foram fatais, e Maicon não resistiu, vindo de óbito
O corpo de Maicon foi transferido para o Instituto Médico Legal (IML) de Guaratinguetá, onde passou por exames periciais. E o laudo causa morte sairá em trinta dias uteis.
O caso foi registrado no Distrito Policial (DP) de Lorena e será investigado para apurar as denúncias que levaram ao disparo. A conduta dos policiais envolvidos na ação também será analisada.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo não emitiu nota oficial sobre o incidente. A ausência de posicionamento por parte das autoridades gerou questionamento pela população.
O ocorrido causou grande comoção em Lorena. Amigos e familiares de Maicon, descritos como uma pessoa tranquila, pedem explicações detalhadas sobre o episódio. “Ele estava voltando para casa, não era uma ameaça. Isso não deveria ter acontecido”, afirma uma internauta nas redes sociais.
As investigações devem esclarecer os motivos da abordagem, o contexto da operação e se houve falha ou excesso por parte dos policiais.
Nota SSP
Um homem de 31 anos morreu, em confronto com policiais militares, na noite de sábado (4), na rua Francisco de Assis Ribeiro, em Lorena. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais realizavam diligências contra o tráfico de drogas pelo bairro Brisa do Campo, quando o suspeito atirou contra os PMs, que intervieram.
Ele foi ferido e socorrido ao Pronto-Socorro, onde morreu. Com o homem, foi apreendida uma pistola 380. A polícia solicitou perícia ao IC e IML. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, legítima defesa e localização/apreensão de objeto na Delegacia de Lorena. A Corregedoria foi comunicada e apura os fatos.
Foto: Redes sociais